Seguro Previdência

Informações

Seguro Previdência

A Previdência Privada foi criada para complementar a previdência oficial e garantir um futuro sem alterações do padrão econômico.
 
Os planos são administrados pelas seguradoras ou bancos e fiscalizados pelo Banco Central que garante a idoneidade das empresas e o recebimento do benefício ao final do plano.
 
Após a reforma da Previdência Social o governo limitou o benefício em R$ 2.400,00 e poderá fazer mais alterações nos próximos anos.
 
Qualquer pessoa que receba mais que esse valor deve se preocupar com o investimento em uma previdência privada para garantir a tranqüilidade no futuro.

Há atualmente no mercado quatro tipos de previdência privada diferenciados de acordo com rentabilidade e garantia mínima paga aos associados ou de acordo com a possibilidade de dedução no Imposto de Renda.
 

Tabela de
Diferenciação

Rentabilidade

IR-Dedução

IR-Tributação na concessão do benefício

PGBL
Plano Gerador
de Benefício Livre


100% dos resultados financeiros

Dedutível o valor contribuído
(até 12% da renda bruta anual)

Paga-se o imposto sobre do valor do benefício.

VGBL
Vida Gerador de Benefício Livre

Não dedutível

Paga-se o imposto somente sobre a lucratividade

PRGP
Plano com Remuneração Garantida e Performance

Garantia de juros de 3% a.a. mais IGPM e 60% de repasse dos resultados financeiros

Dedutível o valor contribuído
(até 12% da renda bruta anual)

Paga-se o imposto sobre do valor do benefício.

VRGP
Vida com Remuneração Garantida e Performance

Não dedutível

Paga-se o imposto somente sobre a lucratividade



OPÇÕES DE CONTRATAÇÃO
 

·PGBL: Criado para quem declara o Imposto de Renda por meio do modelo completo. As contribuições pagas pelo participante terão direito ao incentivo fiscal de dedução da base de cálculo do IR ou na declaração anual, limitado a 12% da sua renda bruta anual tributável, reduzindo o valor a ser pago ou aumentando o valor da restituição.


·VGBL: Perfeito para quem utiliza o modelo simplificado da declaração do Imposto de Renda ou é isento. O imposto incide somente sobre os rendimentos do plano quando ocorrer resgate e/ou no recebimento da indenização sob a forma de renda.